Skip to main content

A Google já veio mostrar que não está a dormir em serviço, e está a mexer nas suas defesas internas do Gmail, a fazer o que pode para proteger quer as empresas quer os seus utilizadores de ataques cibernéticos como os que têm acontecido ultimamente e chega mesmo a dar algumas dicas por forma a ajudar a protegerem-se.

A Google veio dizer que os ataques de phishing que estão a ocorrer criam um falso sentido de urgência para que os utilizadores respondam, seja por motivos de medo ou até mesmo por motivos financeiros. Um desses perfeitos exemplo, é a tentativa de personificar a Organização Mundial de Saúde e solicitar doações fraudulentas ou até mesmo distribuir malware.

Somente na última semana, a Google bloqueou mais de 18 milhões de e-mails por dia relacionados a golpes envolvendo o novo coronavírus (Sars-Cov-2). As mensagens incluíam malwares e estratégias de phishing. A Google afirma que suas protecções baseadas em Inteligência Artificial bloqueiam mais de “99,9% dos spams, phishing e malware de alcançarem os seus utilizadores”. A empresa também diz que trabalhou com a OMS na implementação do DMARC, um recurso que dificulta o acesso aos atacantes a determinados domínios e impede que e-mails legítimos sejam definidos como spam.

Como se proteger dos golpes do Gmail COVID-19

Se você usa o G Suite, a Google diz que os controlos avançados de phishing e malware estão activados por defeito. Portanto, todas essas protecções proactivas são activadas automaticamente. Assim, por exemplo, o Gmail para G Suite identificará os e-mails com tipos de anexos incomuns ou que tentam falsificar o domínio da empresa e, em seguida, exibe um banner de aviso, depois pode enviá-los para spam ou colocar as mensagens em quarentena.

A Google fornece uma lista de práticas recomendadas que se aplicam a organizações e utilizadores comuns. Isso inclui concluir o checkup do controlo de segurança para melhorar a segurança da sua conta. Também deve evitar o download de arquivos que não reconhece. Pode também usar a pré-visualização de documentos interna do Gmail.

Deve também fazer a sua parte, como verificando a integridade dos URLs antes de fornecer credenciais ou clicar num link. A Google diz que URLs falsos imitam os reais e incluem palavras adicionais. Se receber um e-mail de phishing, poderá denunciar e-mails de phishing usando os recursos de suporte do Google.

Close Menu

Avenida José Gregório, 169-D
2430-275 Marinha Grande – PORTUGAL

Tel: +351 244 550 176
(Chamada para a rede fixa nacional)

Tel: +351 914 105 144
(Chamada para a rede móvel nacional)

geral@grifin.pt