Skip to main content

Há mais um ataque informático com recurso a ransomware em Portugal.

Nas últimas semanas o registo dos ataques informáticos tem aumentado, com especial destaque para o que teve como alvo o Hospital Garcia de Orta.

O mais recente foi à Câmara Municipal da Moita, distrito de Setúbal, que sofreu “um ataque ransomware” que afetou todo o sistema informático do município, segundo anunciou a autarquia.

O Ransomware criptógrafa dados e os piratas pedem resgate

O ransomware é um tipo de ameaça que já existe desde 1989, com a origem do “AIDS Trojan”. Mas foi preciso esperar por 2013 para termos um exemplo cabal do que este novo tipo de ameaça é capaz. Foi neste ano que surgiu o Cryptolocker.  

Um ransomware funciona normalmente da seguinte forma:

  • malware é executado no computador hospedeiro, em segundo plano, sem afetar inicialmente o funcionamento da máquina;
  • Os ficheiros de dados do computador e/ou de quaisquer discos a ele ligado, são criptografados em segundo plano, ficando ilegíveis, usando criptografia de chave pública;
  • Após a encriptação de um número significativo de ficheiros de dados — ou de todos — é exibida uma mensagem ao utilizador indicando o que se passa e é exigindo (esta é a parte do resgate “ramsom” propriamente dito) o pagamento de uma quantia, por Bitcoin ou outra criptomoeda semelhante, não rastreável, para desencriptar os ficheiros através do fornecimento da chave.

Num comunicado divulgado na sua página no Facebook, a autarquia explica que após o ataque registado na manhã de ontem foram acionados de imediato os meios para averiguar o problema, estando já a trabalhar em conjunto com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária.

Tendo em conta esta situação, a Câmara Municipal da Moita referiu que está limitada nos serviços a prestar à população estando, contudo, alguns destes a funcionar condicionados à situação existente.

Na terça-feira foram registados ataques semelhantes ao hospital Garcia de Orta, em Almada, ao Jornal Económico e à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Mantenha os seus dados protegidos

O ESET INTERNET SECURITY oferece várias camadas de proteção para os seus dispositivos, incluindo Proteção Bancária e de Pagamentos, Firewall, Network Inspector, Controlos Parentais, Anti-phishing e Proteção proativa em várias camadas. Peça-nos mais informações aqui.

.

RAT_PUB_01
Close Menu

Avenida José Gregório, 169-D
2430-275 Marinha Grande – PORTUGAL

Tel: +351 244 550 176
(Chamada para a rede fixa nacional)

Tel: +351 914 105 144
(Chamada para a rede móvel nacional)

geral@grifin.pt