Skip to main content

Recentemente descoberto, um novo ransomware está a atacar computadores da Apple. Dinesh Devadoss, investigador na área da cibersegurança, publicou recentemente algumas conclusões sobre o vírus, que foi agora baptizado com o nome ThiefQuest. De acordo com o especialista, não se trata de um malware qualquer.

Devadoss explica que o ThiefQuest integra várias funcionalidades que são reconhecidas ao spyware, como a capacidade para colher ficheiros de um computador infectado, roubar passwords, números de cartões de crédito e outras informações financeiras. Esta componente pode ainda ser utilizada para permitir o acesso remoto às máquinas, ludibriando os seus próprios sistemas de segurança. A partir daí, torna-se fácil instalar o ransomware e solicitar um resgate à vítima.

Neste momento, o ThiefQuest está a ser distribuído através de plataformas torrent, como parte de ficheiros descarregáveis, pelo que só haverá risco de infecção caso faça o download de um conteúdo de uma dessas fontes. A app de segurança Little Snitch e o software de mixagem de música, Mixed In Key, são apenas dois dos conteúdos que já foram dados como infectados por este vírus.

Devadoss explica que o vírus foi construído para se assemelhar uma actualização, de forma a iludir os utilizadores, mas, até à data, ainda não foi pago qualquer resgate na sequência de um ataque.

O portal ArsTechnica escreve, que apesar de ter características de spyware e ransomware fundidas num só produto, este vírus não parece ter sido concebido para funcionar, primeiramente, como ransomware, dado que os elementos de ransomware que contém estão inacabados – não há forma de os atacantes perceberem quem pagou o resgate, nem contacto que permita à vítima comunicar com os perpetradores.

Close Menu

Avenida José Gregório, 169-D
2430-275 Marinha Grande – PORTUGAL

Tel: +351 244 550 176
(Chamada para a rede fixa nacional)

Tel: +351 914 105 144
(Chamada para a rede móvel nacional)

geral@grifin.pt